VIDA EM HARMONIA

Chegamos ao final de 2020, ano que ficará em nossa memória e constará nos livros de história e ciências das futuras gerações. Acreditamos que, de alguma forma, escolhemos passar por tudo isso e, se estamos aqui, é porque sabemos lidar com tudo isso. Agora, é chegada a hora de fazer um balanço do que passamos, do que fizemos e o que aprendemos para que possamos seguir em frente com mais sabedoria. Vamos elencar algumas lições que a pandemia nos ensinou? Como é sugerido por esta página, devemos buscar viver nossa VIDA EM HARMONIA, com a nossa mente, nossa alimentação, nossa família, com o nosso trabalho e com a natureza. Vivendo um dia de cada vez e dando o nosso melhor a cada dia, como se fosse o último de nossas vidas. Como diz o refrão de uma bela canção de Milton Nascimento: “Eu sou maior do que era antes, e sou melhor do que era ontem. Eu sou filho do mistério e do silêncio, e só o tempo pode revelar quem sou.”

 

FRUTAS DO MÊS

Abacate, abacaxi, ameixa, banana, figo, jabuticaba, maçã, manga e uva.

 

  • A manga não é só uma fruta apetitosa. Ela tem muitas propriedades medicinais: é um grande alimento antisséptico e bom dissolvente de gorduras. Excelente purificador do sangue e bom diurético. Comendo-a na parte da manhã, combate a acidez e outros males do estômago.

 

LEGUMES E VERDURAS

O almeirão, como a maioria dos folhosos é uma hortaliça de baixo valor calórico, mas contém cálcio, fósforo e ferro. 

Quando de boa qualidade, o almeirão deve apresentar folhas verdes, firmes e não muito sujas. Deve ser conservado na geladeira, protegido num saco plástico, de cinco a sete dias.

RECEITA PARA CEIA DE NATAL E ANO NOVO

Torta cookie de tahine com chocolate cremoso e frutas vermelhas

Ingredientes da massa
180 g de Tahine Tradicional (¾ de xícara);
1 ovo;
50 g de adoçante/açúcar (¼ de xícara);
10 g de cacau em pó (1 colher de sopa);
Gotas de extrato de baunilha;
1 pitada de sal;
Especiarias a gosto: canela, cravo, gengibre;
10 g de vinagre de maçã (2 colheres de chá);
2 g de bicarbonato de sódio (½ colher de café).

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Em um recipiente, misture todos os ingredientes, colocando o bicarbonato por último. Misture até formar uma massinha modelável e, então, comece a modelar a massa numa forma de fundo removível de 22 cm de diâmetro. Espalhe a massa no fundo e laterais, ela tem que ficar bem fina. Leve para assar por 12 a 15 minutos.

Ingredientes do chocolate
180 g de Tahine Cacau (¾ de xícara);
150 g de chocolate preto de sua preferência (¾ de xícara);
30 g de adoçante/açúcar (3 colheres de sopa);
70 g de água (¼ de xícara);
Gotas de extrato de baunilha;
Raspas de ½ laranja.

Modo de preparo
Derreta o chocolate e misture com a pasta de oleaginosas, água e demais ingredientes até todos ficarem bem homogêneos. Despeje esse creme na massa pré-assada e leve para gelar.

Para decorar:
Chocolate branco derretido;
400 g de frutas vermelhas variadas;
Flores.

Modo de preparo:
Derreta o chocolate branco e despeje na torta de forma aleatória. Pique os morangos e decore com as demais frutas e flores. Mantenha a torta refrigerada. Sugerimos retirar 10 a 20 minutos antes de consumir para o recheio de chocolate ficar cremoso na hora de cortar.

Rendimento: 1 forma de 22 cm com fundo removível.
Durabilidade: 5 dias refrigerada e 2 meses congelada. 

JORNALZEN® 2020 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS