VIDA EM HARMONIA

Nos tempos em que vivemos, nos quais nos assustamos com o alto índice de ocorrências de diversas doenças, tais como obesidade, câncer, doenças coronárias e os novos vírus que surgem a cada novo ano, faz-se necessário discutir como é possível nos fortalecer e nos prevenir. Todos os profissionais são unânimes em recomendar uma boa alimentação. Nesta edição, trazemos várias dicas e informações para ajudar os leitores a se alimentar de forma saudável e viver em harmonia

ESPECIAL SALADAS

Alecrim: suas folhas pontudas, fortemente perfumadas, temperam frangos e carnes, grelhados ou assados. É também uma ótima combinação com abobrinha assada e queijo.

Alho: deve ser usado com parcimônia, para que seu gosto não se sobreponha ao do próprio alimento (a não ser que a receita peça exatamente
isso). A princípio, não deve ser usado em peixes e frutos do mar, vitela, sopas e caldos, cremes ou molhos suaves.

Cebola: fatiada, picada ou ralada, entra no preparo de quase todos os pratos salgados. Também não deve ser usada em excesso, para não anular o sabor natural dos alimentos. Refogada com açúcar mascavo e shoyu, dá uma gostosa receita de cebola caramelizada.

Coentro: planta aromática usada para condimentar peixes e frutos do mar.

Hortelã: muito usada para fazer chá, é indispensável no preparo do quibe. Dá um gostinho especial a molhos e saladas, e ainda serve para enfeitar coquetéis e certas sobremesas. Também é bastante refrescante para ser usado em água saborizada.

Louro: suas folhas (frescas ou secas) têm sabor forte e temperam assados, ensopados e sopas. Durante o cozimento do feijão, dá um sabor especial. Recomenda-se tirar o louro antes de finalizar o cozimento do prato, pois suas folhas costumam amargar.

Manjericão: fresco ou seco, é indicado para dar gosto a carnes, sopas, saladas de tomates, algumas massas e molhos. É a base do delicioso molho pesto.

Manjerona: fresca ou seca, tem sabor mais suave que o manjericão e também é um excelente tempero para sopas, legumes, frangos, alguns
molhos de peixe e saladas.

RECEITAS SEM ERROS

O arroz fica soltinho se você juntar à água de cozimento algumas gotinhas de limão. Para calcular a quantidade, lembre-se que uma
xícara de arroz cru rende três xícaras de arroz cozido. E para que não fique empapado, calcule duas xícaras de água para cada xícara de
arroz cru.

Omelete no ponto, nem mole e nem dura demais, se consegue assim: só junte o sal quando já estiver fritando, senão os ovos amolecem.

Receitas de pão sempre mencionam “quando a massa dobrar de tamanho…”. É fácil saber o ponto com o dedo indicador, espete a
massa até o fundo. Se a depressão continuar depois de um ou dois minutos, é sinal de que a massa já cresceu o suficiente.

BELEZA E SAÚDE

Para conservar o bronzeado sem a pele arder e descascar, aplique no corpo, após o banho de sol, um algodão embebido em álcool. Em seguida, lembre-se de usar um creme hidratante para evitar o ressecamento da pele. Outra dica para manter o bronzeado e a pele limpa: faça semanalmente uma limpeza com limão misturado com açúcar; esfregue no rosto delicadamente fazendo ligeiras massagens. Aliás, é sempre bom limpar o rosto com açúcar, umedecendo a pele e fazendo massagens.

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