Às professoras, educadoras, mestres da arte de ensinar e inspirar

Nossa sociedade, em suas múltiplas organizações, mobiliza-se cada vez mais na busca de uma cultura de paz – e a escola, por meio de suas professoras, representa a essência das contínuas tentativas de construção de uma sociedade justa

Maria Inês Fini

Nossa sociedade, em suas múltiplas organizações, mobiliza-se cada vez mais na busca de uma cultura de paz – e a escola, por meio de suas professoras, representa a essência das contínuas tentativas de construção de uma sociedade justa

Você, professora, é o artífice que, com sensibilidade e rigor pedagógico, orquestra a apropriação do conhecimento, desde a construção do sistema alfabético e até a formação de valores. Seu papel transcende o de mera transmissora de conteúdos, sendo pilar fundamental na edificação de indivíduos autônomos, criativos, críticos e capazes de intervir no mundo.

No cotidiano da sala de aula, no seu olhar atento e na intervenção oportuna, trajetórias de vida são moldadas e caminhos para o futuro são pavimentados.

É sempre oportuno lembrar sua missão em relação à intrínseca relação entre desenvolvimento humano e qualidade do processo educativo — e destes com o desenvolvimento do nosso país.

Você não é só a mediadora que decodifica o currículo, tornando-o vivo e significativo para cada estudante, considerando suas singularidades. Antes, é uma profissional que tem consciência de que está intervindo na vida das novas gerações com a pretensão de melhorar essas vidas por meio do conhecimento.

No cenário atual da educação brasileira, vivemos constantes desafios na busca de mais qualidade para a educação de nossas crianças e jovens e enfrentamos muitos questionamentos sobre a adequação da sua formação, de suas condições de trabalho, suas perspectivas de carreira. E sabemos que você se defronta com condições muito precárias de exercício profissional e não desiste.

Você persiste na busca por metodologias inovadoras, reinventa-se diante das adversidades e, incansavelmente, acredita no potencial de cada estudante.

A paixão pela educação, a crença na capacidade de aprender e a generosidade em compartilhar saberes são as marcas que distinguem sua atuação profissional. Nem mesmo a pandemia foi capaz de esmorecer esse seu empenho gigantesco em manter vínculos com seus alunos. Em meio ao caos social, você se reinventou, lutou sem armas contra uma força destruidora, enfrentou as piores adversidades, mas não desistiu.

E nossa escola está aí, erguida com a força de nossas professoras e nossos professores, pronta para renovar-se cada vez mais.

Que este dia seja um momento de reconhecimento da magnitude da sua contribuição e que a sociedade comemore, reconheça, valorize e apoie sua missão.

Receba nossa gratidão e o mais sincero reconhecimento.

Feliz Dia dos Professores!