BARBARA PUCHALA

bapuchala@alimentavida.com.br

Ensinamentos maternais

Vivenciamos o Dia das Mães de uma forma diferente. O recolhimento imposto pela pandemia da Covid-19 nos conduz, inevitavelmente, a muitas reflexões e transformações. É clara a oportunidade para revermos as relações com o mundo que nos cerca, partindo de nós mesmos, nossas famílias e as pessoas, passando pela natureza e todos os seus seres, até o planeta e a vida como um todo. Neste contexto, percebemos a importância de um abraço, do afeto, da compreensão, da empatia, da solidariedade e da consciência de nossa responsabilidade e influência no mundo.

Também temos mais tempo para observar os movimentos do nosso querido planeta, carinhosamente chamado de Mãe Terra, que nos presenteia diariamente com belas manifestações da natureza. Veja que interessante! São presentes e a presença que costumamos receber de figuras maternas! Que tal acolhermos a energia de nossas mães se manifestando desta forma tão especial? E, em retribuição, exercitarmos o nosso cuidado e a nossa atenção a estas mães tão merecedoras?

Realizar este exercício sem que, necessariamente, tenhamos a família reunida, nos convida a inovar. O momento é de desaceleração, reavaliação e uma subsequente retomada. É simples e novo. Temos a chance de ressignificar nossas conexões e de encontrarmos formas alternativas de nos expressar. Observar a natureza e nossa Mãe Terra certamente nos ensina a compreender a realidade de maneira mais sistêmica, integrada, multidisciplinar, facilitando a tomada de decisão consciente, empática e com senso de comunidade. O que significa a possibilidade de redesenhar a maneira como estabelecemos nossos relacionamentos, de forma mais fluida, embora coesa. Tomemos consciência de todos os ensinamentos maternais que recebemos! Para então inovar a forma de demonstrar nossos aprendizados, com amor e empatia.

Quando tudo isso passar, voltaremos a um novo normal, com ensinamentos maternais de cuidado e harmonia com o todo! Vamos aproveitar o sentimento de amor e ternura que nos invadiu no Dia das Mães e ampliá-lo, compartilhando nossos sentimentos e exercitando, consciente e cuidadosamente, os ensinamentos que nossas mães ancestrais e nossa Mãe Terra nos oferecem tão incondicionalmente!

JORNALZEN® 2020 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS