Feirão do emprego em Valinhos acolhe imigrantes e refugiados
Pela primeira vez, o Feirão do Emprego de Valinhos terá assistência para imigrantes e refugiados que estão vivendo na cidade ou na região. Além do encaminhamento ao mercado de trabalho, o feirão terá um atendimento para estrangeiros que buscam orientações sobre regularização da permanência no Brasil e outras demandas. A ação será realizada pela Acovidas, entidade que promove acolhimento humanitário no município.
Atualmente, a entidade presta assistência a cerca de 1500 pessoas vindas principalmente da Venezuela e Cuba, mas também há imigrantes de outros países, como África, Haiti e Marrocos. Esse número expressivo reforça a importância do encaminhamento deste público principalmente no acesso ao emprego.
No feirão, além do trabalho de acolhimento, a Acovidas terá um tradutor de espanhol e outro de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar os trabalhadores a se comunicarem durante o feirão. Para facilitar o acesso dos imigrantes às informações, os materiais de divulgação do feirão contam com versões em espanhol, o idioma predominante dos estrangeiros que vivem na região.
Outra novidade do feirão deste ano é o pré-cadastro. Além das vagas do painel do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o feirão conta com estandes de empresas que estarão no local para fazer a seleção com possibilidade de contratação na hora. Quem quiser se candidatar a vagas destas empresas já pode fazer um pré-cadastro pelo link do Feirão do Emprego. O Google Tradutor permite exibir o formulário em outros idiomas.
Além da opção do pré-cadastro pela internet, os trabalhadores também podem comparecer ao PAT Valinhos para receberem as cartas de encaminhamento das empresas que estarão com estandes no feirão para agilizar o atendimento no dia do evento. Para passar pelo encaminhamento, os trabalhadores devem levar documento de identidade (RG ou CNH), carteira de trabalho (física ou digital) e currículo.
