Arquiteto da transformação educacional
O/a diretor/a escolar é um/a profissional em cujos ombros repousa a responsabilidade de transformar a escola em um motor de desenvolvimento social, garantindo a educação de qualidade para todos/as os estudantes. Como um espaço de formação das futuras gerações, a escola requer diretores/as líderes e qualificados/as.
Maria Inês Fini
O/a diretor/a escolar é um/a profissional em cujos ombros repousa a responsabilidade de transformar a escola em um motor de desenvolvimento social, garantindo a educação de qualidade para todos/as os estudantes. Como um espaço de formação das futuras gerações, a escola requer diretores/as líderes e qualificados/as.
Desde a fundação da Faculdade de Educação da Unicamp até a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), minha trajetória dedicada à avaliação, ao currículo e à gestão de sistemas educacionais me permitiu observar de perto a diferença que uma gestão escolar de excelência pode fazer, a qual reside, fundamentalmente, na capacidade do/a diretor/a de atuar em quatro dimensões interconectadas e inegociáveis.
Dimensão da Gestão Escolar
O projeto político-pedagógico é o mapa vivo que orienta a ação de toda a comunidade escolar e o/a diretor/a é o responsável por garantir que este projeto seja, de fato, a tradução das necessidades e aspirações da comunidade educacional alinhadas às diretrizes nacionais. Ele/a deve entender a articulação intrínseca entre currículo, como ferramenta de desenvolvimento integral do/a aluno/a que contemple o domínio cognitivo e as competências socioemocionais, e a avaliação que como um instrumento diagnóstico e formativo, que realimenta o processo de ensino e permite a correção de rotas.
Dimensão da Liderança
Nenhuma reforma curricular ou inovação tecnológica prospera sem o engajamento e a excelência do corpo docente. O/a diretor/a é, portanto, o/a líder pedagógico que inspira e ajuda no processo de capacitação do corpo docente e tem a função é criar um ambiente de trabalho colaborativo, onde a formação continuada não seja um evento isolado, mas uma prática diária e institucionalizada. A liderança do/a diretor/a se manifesta na capacidade de transformar o coletivo de professores em uma verdadeira comunidade de aprendizagem, onde ocorre trocas de experiências, estudo conjunto de casos e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. O/a diretor/a deve ser o facilitador que remove barreiras, fornece os recursos necessários e, acima de tudo, reconhece e valoriza o trabalho do professor.
Dimensão de Condutor/a de Inovações Tecnológicas
Vivemos a era da onlife, onde o digital e o presencial se fundem. A tecnologia é uma poderosa ferramenta de potencialização da aprendizagem e da gestão. O/a diretor/a deve, portanto, ser um/a condutor/a visionário/a que integra as inovações tecnológicas ao projeto pedagógico de forma estratégica.
Dimensão de Agente de Equidade
Como agente de equidade, o/a direitor/a deve combater todas as formas de exclusão. A escola tem a obrigação ética de ser um espaço de acolhimento e de reparação histórica. Por isso, o/a diretor/a deve ter o compromisso inegociável com a eliminação das desigualdades educacionais que se materializam de maneira brutal na evasão, na distorção idade-série e, sobretudo, no racismo estrutural. O currículo deve ser um espelho que reflita a diversidade da nação e promova o respeito e a valorização das identidades.
O/a diretor/a escolar de hoje deve ser entendido, portanto, como um líder complexo, um visionário que deve lutar pela igualdade de direitos e equidade dentro da comunidade escolar que dirige. Mas, apesar de sua importância educacional, esse profissional não é celebrado nem no seu dia: 12 de Novembro – Dia do Diretor da Escola. Triste realidade brasileira...
Profa. Dra. Maria Inês Fini é doutora em Educação, pedagoga, professora e pesquisadora de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Social, especialista em Currículo e Avaliação.
