Concurso Brasileiro de Chás tem inscrições abertas para edição 2025
A segunda edição do Concurso Brasileiro de Chás está com inscrições gratuitas abertas até 23 de maio. A premiação irá contemplar chás puros, blends e infusões produzidos no Brasil, refletindo a tendência de crescimento do mercado global e brasileiro das bebidas.
O concurso contará com uma comissão avaliadora formada por profissionais do segmento, que farão as análises técnicas. Como prêmio, os produtos poderão receber medalhas de bronze, prata e ouro, desde que obtenham pontuação maior que 60. Características como apresentação, aroma e sabor estão entre as principais análises.
Os premiados de 2023 podem ser vistos aqui: https://concursobrasileirodechas.com.br/premiados-de-2023/ e os membros do júri aqui: https://concursobrasileirodechas.com.br/equipe-2/. O regulamento pode ser consultado clicando aqui.
A presidente da comissão julgadora, Yuri Hayashi, é pesquisadora e fundadora da Escola de Chá Embahú®. Certificada pelo Shizuoka Tea Study Program (Japão) e Tea Art na China, é também sócia-fundadora da AbChá e Membro Especial da World Green Tea Association (Japão). “O concurso chega em um momento de maturação do mercado de chá, no qual novos empreendedores e novos consumidores estão moldando uma nova forma de consumo, sem deixar de lado a jornada histórica e cultural do chá”, diz.
Evolução e novidades
Realizado pela primeira vez em 2017 sob o nome “Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros”, a premiação evoluiu e expandiu sua atuação, ganhando o nome de Concurso Brasileiro de Chás em 2023.
Este ano, a competição terá mais uma novidade: também serão contemplados produtos do mercado de commodities, sob votação do público entre 1º de junho e 1º de agosto no site https://concursobrasileirodechas.com.br/. Além disso, a edição conta com o apoio da AbChá (Associação Brasileira do Chá).
Segundo levantamento do instituto de pesquisa Euromonitor International, houve um aumento significativo no consumo de chá, principalmente no Brasil, onde o consumo cresceu 25% entre 2013 e 2020. Esse crescimento quase dobra a média mundial de 13%, indicando uma tendência crescente.