Cozinhar, uma tarefa especial
Madá Neves
Note como seus sentidos estão conectados à sua mente.
Qualquer coisa negativa que eles percebem perturbará os trabalhos da mente.
Para manter a paz mental, use olhos, ouvidos e boca com cuidado.
(Dadi Janki, líder espiritual da Brahma Kumaris Índia)
Você já pensou sobre a arte de preparar alimentos, de potencializá-los energicamente? Ressaltar o sabor, aproveitar melhor os nutrientes? Essas inquietações me fizeram sair da cozinha para as bibliotecas, para o campo e as hortas. Entrevistar e aprender com pessoas que conhecem a terra e possuem sabedoria milenar transmitida de geração para geração foi e é um presente do universo.
Desde criança aprendi a cozinhar com minha mãe – D. Rita Maria – e minha querida avó Cordolina. Enquanto brincava, eu vestia a personagem de mamãe e cozinhava de verdade para meus amigos que participavam. Tudo isso criou uma memória afetiva imensa que me deu base e segurança. Foram anos na cozinha aprendendo a manipular, cozinhar, refogar, assar, fazer brevidades e receitas da tradicional cozinha mineira com essas duas mulheres maravilhosas.
Aos 42 anos me tornei vegetariana e passei a estudar sistematicamente sobre alimentação. Pesquisei em livros e internet. Fiz cursos online com cozinheiros renomados. Ministrar workshops de culinária e descobri um público que necessitava de alimentação diferenciada: os/as alérgicos/as, intolerantes a glúten, ovos, lactose, etc. Decidi me aprofundar neste público a fim de criar receitas veganas, sem glúten e com sabor delicioso! Surge, assim, Os Sabores di Madá, que há 18 anos auxilia crianças, jovens e adultos que têm essas necessidades especiais na alimentação.
Naquela época queria entender o que realmente envolve preparar um prato. Ao ler o livro Comida com Consciência – Receitas Vegetarianas da Editora Brahma Kumaris Brasil, aprendi que o alimento que comemos é muito mais que combustível no nosso tanque metabólico. Que nossa dieta afeta profundamente nossa saúde e, em um nível mais sutil, nossas atitudes mentais. Isso despertou ainda mais o desejo de ir além das pesquisas e da criação de receitas saudáveis.
Alimentação é uma necessidade básica para a sobrevivência. Cozinhar, então, pode ser uma profissão como a de chef ou um passatempo. Cozinhar exige sensibilidade, técnica, flexibilidade, criatividade e adaptabilidade para combinar sabores e texturas traduzidas em receitas, ou seja, em pratos únicos, especiais. Tudo isso me trouxe uma nova consciência e um novo conceito sobre alimentação: preparar um alimento é uma arte e, ao mesmo tempo, uma atividade de grande responsabilidade porque quem prepara alimentos precisa ter em mente que está diretamente interferindo na saúde das pessoas que vão ingerir o que você preparou. Cozinhar, com harmonia e equilíbrio, faz de você um verdadeiro alquimista, responsável pelo bem-estar daqueles a quem alimenta. Assim, saber a importância de transformar os alimentos energeticamente é um caminho chave para a nutrição não só do corpo, mas da alma, do ser.
A culinária, portanto, traz prazer e diversão, mas nos conecta com nossa alma. Ao cozinhar, você mergulha no seu universo interior, silencia, foca no que faz: lavar, cortar, temperar, refogar, etc. É um momento de centramento e meditação, relaxamento e de serviço ao próximo, que vai se deliciar com suas refeições... Por isso, cozinhar com consciência também cura, cura a quem cozinha e cura a quem se alimenta.
Aqui, no JORNALZEN, vou compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de mais de 20 anos para que você possa se inspirar e iniciar uma nova jornada na sua cozinha, alimentando cada pessoa de sua família com a consciência da alma.
Madá Neves, 61 anos, é professora, pedagoga, mestra em Tecnologia da Informação e especialista em Deficiência Intelectual