Fazer terapia é...
Silvia Lá Mon
Fazer terapia é um processo contínuo de autodescoberta e desenvolvimento pessoal. Implica num compromisso consigo mesmo para explorar suas paixões, reconhecer e superar limitações e, cultivar habilidades que o/a aproximem de seus objetivos e valores. O autoconhecimento é a principal alavanca para o desenvolvimento da inteligência emocional, conceito que irei aprofundar na próxima coluna.
É importante enfatizar que somente conseguimos alcançar o autoconhecimento através da auto-observação. Fique ligado/a em você e atento/a às suas respostas nas diversas experiências cotidianas. Perceba se o que está pensando e sentindo, está alinhado com o que está dizendo e fazendo.
Busque conhecer suas forças e fraquezas e, nesse processo, estabeleça metas claras que reflitam suas ambições mais autênticas e profundas.
Exercite o autocuidado, a autogentileza e a gratidão. “Quem reclama, clama de volta e quem agradece, a graça desce”.
Além de tudo isso, a busca por novos conhecimentos é fundamental no caminho que nos leva à nossa melhor versão.
É importante também lembrar que as metas não são fixas, mas se transformam na sua jornada contínua de crescimento e evolução da consciência de quem você é no mundo. Você é o/a caminhante, e o terapeuta é aquele que te acompanha na sua jornada, sinalizando as diversas rotas, trilhas, abismos e armadilhas, que talvez você não consiga enxergar sozinho/a, mas que seu/sua terapeuta enxerga sob outro ponto de vista.
Portanto, esse caminho a ser percorrido depende do seu primeiro passo... iniciativa motivada por sua força interior e pela coragem de buscar a si mesmo/a. Se você sentir esse chamado ao ler este artigo, eu sou uma, entre tantas terapeutas, que estou aqui, aguardando seu contato, pronta para ouvir a sua história e caminhar ao seu lado.
A busca por novos conhecimentos é fundamental no caminho que nos leva à nossa melhor versão.