João Scalfi
indaia.caixas@terra.com.br

A existência de Deus

Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas, é eterno, imutável e soberanamente justo.

Podemos ver Deus em tudo que nos cerca, desde o mais simples e elementar ser da natureza ao mais complexo e perfeito sistema físico, que é o corpo humano, com seus mecanismos de funcionamento perfeitos, desde que respeitados seus limites.

Para se crer em Deus basta lançar os olhos para as obras da criação, a perfeição do universo, a harmonia cíclica que rege os astros em seus movimentos. Tudo coordenado por leis imutáveis e eternas e, ao mesmo tempo, estabelecidas por princípios de bondade e justiça.

A inferioridade das faculdades humanas ainda não permite ao homem compreender a natureza íntima de Deus, que somente começa a despertar à medida que se eleva acima da matéria, acreditando que somos seres criados para a perfeição e que o universo é nossa morada, onde podemos habitar em diferentes condições, a caminho da perfeição.

Para maior compreensão de Deus, falta-nos ainda o sentido, que não se adquire, senão pela completa depuração do Espírito.

Deus é o eixo sobre o qual repousa o edifício Universal, é o farol cujos raios se estendem sobre o infinito e é o único caminho que leva o homem à procura da verdade.

Podemos representar Deus na forma de um fluído inteligente, preenchendo todo o universo infinito, penetrando todas as partes da criação e cada átomo desse fluído possuindo os atributos da Divindade. E não há uma única ação humana que possa ser ocultada. O nosso pensamento está em contato com o seu pensamento e como disse Jesus: Estamos nele como ele está em nós. As nossas preces, para serem ouvidas, não precisam cortar o espaço e nem serem ditas em altos brados, porque, incessantemente, ele está ao nosso lado e nossos pensamentos repercutem nele.

“Não diga a DEUS que você tem um grande problema. Mas diga ao problema que você tem um grande DEUS.”

 

Fonte: A Gênese e O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

JORNALZEN® 2020 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS