Saúde integral & autocuidado
Ligia Splendore
Você já recebeu algum diagnóstico psiquiátrico ou conhece alguém que recebeu? Você tem se percebido mais ansioso/a ou desanimado/a e não sabe o que fazer ou a quem recorrer?
Se respondeu sim, você não está sozinho/a! Hoje vivemos uma epidemia silenciosa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 970 milhões de pessoas no mundo têm algum transtorno mental. Outro dado mundial alarmante é que, anualmente, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida, sendo o suicídio a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo, que em 2025 adota o lema Agir Salva Vidas, é uma referência importante na conscientização sobre o suicídio. Nosso país também lidera os índices de ansiedade, ou seja, 18 milhões de pessoas (9,3% da população) são ansiosas e ocupa o quinto lugar quando se trata de depressão: 11,5 milhões (5,8%).
Esses altos índices revelam que é necessário e urgente criarmos soluções mais eficazes e, sobretudo, criar espaços para que as pessoas em sofrimento mental e emocional tenham suas vozes ouvidas, sem julgamentos. Esta tem sido a minha missão de vida. Sou Ligia Splendore, psicóloga, com pós-graduação em Psicologia Transpessoal, criadora do movimento Repensando a Loucura e membro da Rede de Emergência Espiritual – SEN Brasil. Ofereço informações e serviços em psicologia e saúde mental por meio da minha empresa Iluminar Psicologia e Desenvolvimento Pessoal.
A perspectiva biopsicosocioespiritual da psicologia transpessoal, base do meu trabalho, reconhece a dimensão espiritual do ser humano e o transcendente como aspectos essenciais da vida, oferecendo ferramentas de expansão de consciência que ajudam a dar maior sentido à nossa existência e dignidade ao nosso sofrimento.
O que me move é o sonho de um mundo melhor e, apesar do momento atual global ser altamente desafiador e caótico, eu não duvido da capacidade da humanidade se reinventar no contínuo processo de crescimento, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para todos/as.
Para esta trajetória humana se realizar, é necessário, compreender as dores da alma e as sombras que nos habitam. Essa compreensão me levou a criar o movimento Repensando a Loucura, um espaço virtual e presencial com uma visão integral da saúde mental. O grupo é aberto e os/as participantes são denominados “experienciadores/as”, termo que minimiza o estigma ainda existente na área de saúde e validar o direito de cada integrante do grupo ser o/a protagonista de sua vida, ativo nas tomadas de decisão sobre tudo que diz respeito a si e agente consciente de seu processo de transformação e cura. Somente juntos, podemos criar um novo paradigma que nos represente mais enquanto humanidade e que passe a testemunhar a mudança de entendimento da saúde mental, não como um problema, mas como um caminho de autocuidado e evolução.
Minha primeira dica para você é que não precisa passar por tudo isso sozinho/a. Na próxima edição do JORNALZEN compartilharei outras iniciativas e ferramentas que trazem alento para quem ainda se sente isolado/a e incompreendido/a. Nós precisamos da sua ajuda para, juntos/as, repensarmos a loucura do mundo.
Ligia Splendore é psicóloga transpessoal e criadora do movimento Repensando a Loucura.