Seja a novidade, em você, neste ano
Maribel Barreto
Estamos iniciando o ano de 2026 e quiçá você possa ser a sua maior novidade. Nosso foco deve ser, portanto, nós mesmos, na nossa individualidade, através de uma busca incansável, intensa e inadiável de nos autoconhecermos para vivermos bem, nas relações pessoais, a partir da família, que é nossa maior mestra; nas relações profissionais, diante dos possíveis desencontros, desencantos e/ou desalentos; e nas relações espirituais, ao sentirmos que somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.
Seja a novidade, em você, neste ano vindouro. Pratique o verbo autoconhecer!
Por que autoconhecer? Porque autoconhecer é investir em conhecer Deus em nós mesmos, a partir de nossas individualidades. Ao fazer esse movimento de interação com o divino nós o reconhecemos em todas as coisas da experiência terrena e, este verbo, autoconhecer nos convida a permanecer atento a tudo que sai de nós, inclusive no campo das relações humanas, ou seja, na interação com as pessoas ao seu redor. Então, sugiro que você sempre se questione: se Deus estivesse aqui, neste momento, me olhando, eu agiria assim? Se sim, continue; se não, reveja, repense, analise mais uma vez e mude...
Seja a novidade, em você, neste ano vindouro. Pratique o verbo meditar!
Por que praticar o verbo meditar? Simples. Meditar é o ato que favorece o estado de atenção plena. Amplia a percepção sobre o todo que nos constitui e sobre a possibilidade de vivermos em harmonia com o todo do qual somos e fazemos parte. Com isso, conseguimos evitar conflitos. Meditar, portanto, é um ato que torna cada um de nós cada vez mais divinos à proporção que o utilizamos como meio de autoconhecimento, porque gradualmente aguça a nossa percepção e permite que identifiquemos nossas limitações assim como possibilidades de superação, de melhoria, de transformação. Dessa forma, ofereço o mesmo ao meu redor.
Para você que ainda nunca experimentou, que tal se lançar a realizar? Sugiro dez minutos de meditação ao acordar; cinco minutos após o almoço e, quem sabe, você consegue mais dez minutos antes de dormir. É algo simples e preenchedor: em uma posição confortável, feche os olhos, preste atenção a você... ao que sente. Sem sim, sem não, observe-se. Com atenção plena em você, inspire profundamente e expire lenta e longamente pois, aos poucos, você sentirá sua força interna crescer e evoluir. Você avança e expande sua compreensão.
Seja a novidade, em você, neste ano vindouro. Pratique o verbo conscientizar!
Por que praticar o verbo conscientizar? Porque a Paz reside no viver pautado nos valores das Leis Naturais, das Leis Universais ou também denominadas Leis Divinas, que repousam na Consciência Humana. Nesse sentido, quanto mais eu desenvolvo minha Consciência, quanto mais eu vivo em sintonia com a Ordem Universal, mais eu consigo espalhar, espargir, ser a expressão da Paz. Por isso, experimente os feitos da Consciência Divina que habita em você e sinta a felicidade emergir em seu coração, de dentro para fora, afinal, somente os felizes sabem que não passam sua vida futilmente.
Profa. Dra. Maribel Barreto é escritora e embaixadora da Paz pela UPF/ONU.
