WINDYZ FERREIRA
canalscience@outlook.com

Humor dá leveza à vida

Você é daquelas pessoas que têm senso de humor? Você acha que seu senso de humor preenche os espaços onde você está presente com uma gostosa sensação de leveza? Ou você acredita que ter humor é saber contar piadas, muitas vezes desagradáveis aos ouvidos alheios?

Para mim parece que, nos dias atuais, carecemos da leveza do humor. A rapidez da vida, a fluidez dos relacionamentos, os intermináveis compromissos e as frustrações diárias que tanto nos estressam compões nosso dia a dia. Por isso, nem nos damos conta do quão imersos estamos na loucura cotidiana que sequer percebemos a velocidade alucinante que passou a fazer parte de cada momento vivido e que — pior (!) — é hoje parte integral de nossos pensamentos, sentimentos e ações… 

A consequência disso tudo é que de um ser sábio, equilibrado e leve passamos a ser reativ@, ranzinza e frustrad@ a maior parte do tempo. Isso para não falar do cansaço que sentimos e que teimamos ignorar para pode continuar nos dizendo “está tudo ok. Isso vai passar”. Não! Não está tudo ok e não vai passar por obra do destino!

A boa notícia é que pode passar se você decidir que vai mudar seu estilo de vida. A má notícia é que raramente isso acontece, a não ser que algo muito sério lhe retire de dentro da loucura cotidiana (como uma doença por exemplo ou um problema de saúde mental) e  você — finalmente — tenha tempo para refletir, sair do piloto automático e fazer escolhas sábias, entre as quais resgatar seu senso de humor. 

Então, como o humor pode nos ajudar nessa jornada de autotransformação? Primeiro, é importante entender o conceito de humor. De acordo com dicionários virtuais, humor significa ser divertid@, engraçado, alguém que tem um temperamento astral e que gosta de fazer os outr@s se sentirem bem. O bom humor também pode ser usado para reduzir a tensão quando ela se manifestar por diferentes razões, por exemplo em uma discussão sobre torcedores de times de futebol ou partidos políticos diferentes.

Ao fazer uma busca sobre trabalhos científicos publicados sobre humor & saúde mental é possível encontrar mais de 40 mil publicações que tratam de diversos aspectos da influência positiva do humor no sexo, em diferentes idades e gênero, em relação à atividade física, nas relações sociais e no mundo do trabalho, entre outros. O estudo “Benefícios do humor na saúde: revisão sistemática da literatura” (SOUZA e HELENA, 2016) evidencia que o humor beneficia a saúde mental, torna as pessoas mais produtivas, motivadas e satisfeitas; promove relações sociais e laborais mais coesas e reduz o nível de estresse. 

 

“Na saúde e na vida das pessoas o humor ajuda a promover o bem-estar; a lidar com situações difíceis e desagradáveis, a reduzir a tensão, o estresse e o desconforto; aumentar a tolerância à dor, e fortalecer o sistema imunológico.”

 

Assim, independentemente de sua idade, do quanto já viveu e aprendeu, de seu estilo de vida, resgate o senso de humor e (re)lembre-se de introduzir o humor em sua vida porque você se autobeneficiará e também beneficiará outras pessoas, o que por si só é um gesto de doação e de elevação de seu espirito. E ter humor não custa nada!

Em um mundo conflituoso, com relações sociais cada vez mais vulneráveis aos altos e baixos no humor humano, precisamos nos prevenir e buscar formas mais simples e leves que melhorem o nosso dia a dia. O humor é uma delas. Seja bem-humorado e cultive o bom humor onde quer que você esteja, você somente tem a ganhar com essa valiosa mudança. 

JORNALZEN® 2020 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS