WINDYZ FERREIRA
canalscience@outlook.com

Perdoe, viva em paz e com saúde

Quanto mais a tecnologia acelera nossas vidas, mais nos tornamos impacientes e menos aceitamos as “pisadas na bola” das pessoas com as quais convivemos, começando por aquelas que mais amamos. Você já pensou no número de vezes que pisou na bola com alguém ou ficou ressentido/a por que alguém pisou na bola com você?

O perdão é um sentimento iluminado que brota do coração e que nos conduz à sensação de paz interior. Ao perdoar dissolvemos ressentimentos que podem durar anos ou até uma vida inteira. Ao perdoar-se ou perdoar o outro significa desapegar-se do sofrimento gerado pelo sentimento negativo que lhe aprisionou. 

Perdoar liberta você de emoções negativas, tais como, o sentimento de culpa por um erro ou comportamento que mais tarde lhe envergonha, a raiva de ter se sentido ofendido/a ou desrespeitado/a por alguém, o rancor que emerge a partir de alguma circunstância da vida, entre outros.

Ao perdoar, nos sentimos livres de sofrimentos que nos machucam muito, que nos fazem muitas vezes adoecer. Então, qual é a melhor escolha que podemos fazer para viver a vida em paz e plenamente? É, com certeza, aprender o poder do perdão e aprender a perdoar! 

Os estudos na área de psicologia mostram que a capacidade de perdoar começa a ser desenvolvida na infância, nas relações familiares. Além disso, as pesquisas evidenciam que o perdão expande o sentimento de bem-estar físico e psicológico, melhora a autoaceitação e as competências para lidar com desafios porque quem é capaz de perdoar pode se adaptar às situações perturbadoras com maior facilidade, ou seja, é emocionalmente mais flexível.

Se você sente no coração que precisa perdoar, procure percorrer esses cinco passos: (1) comece por entender que o sofrimento emocional é seu e seu apenas. A fonte de seu ressentimento certamente já o esqueceu. (2) Aceite e aprenda com seu passado. Pare de se apegar ao que não pode mais ser mudado. (3) Viva seu presente em paz e com amorosidade por você mesmo/a. Liberte-se do sofrimento. (4) Renove-se e procure ter uma nova perspectiva de sua vida: um novo olhar sobre si, o/a outro/a e suas experiências. (5) Visualize seu futuro com saúde e felicidade. Plante no presente um futuro de paz e leve.

O ressentimento aprisiona. O perdão liberta. Perdoe agora…

JORNALZEN® 2020 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS